30 janeiro, 2013

Credibilidade pede nome e sobrenome



Ataques anônimos à honra alheia desqualificam aqueles que agridem.
Servidores,

O Blog ServidorINCA nasceu como resultado de ausências. A esmagadora maioria dos servidores do Inca necessita de orientações administrativas, legais e de indicações de fontes confiáveis para conduzir suas ações. E hoje nossa associação, a Afinca, carece de credibilidade. Por outro lado, o Blog também é resultado de uma luta coletiva que culminou com a nomeação e posse de novos concursados no nosso Instituto. Mas logo os servidores descobrem que a batalha por seus direitos e, em muitos casos, pelos da população a que servem, nunca termina.

Mas as lutas travadas pelo Blog ServidorINCA sempre tiveram como pano de fundo a ética e o respeito aos trabalhadores, sejam eles concursados ou terceirizados. Neste espaço, optou-se sempre pelo bom combate: esgrimimos com leis, defendemos com códigos de conduta, discordamos dentro do limite da civilidade, preservamos identidades de fontes quando solicitados, mas nunca as nossas próprias. Fizemos isso porque texto algum, digital ou não, pode ter crédito se o leitor desconhece os nomes dos seus autores e do lugar social que ocupam.

As particularíssimas relações de trabalho no Inca – que, felizmente, a cada ano vão se submetendo ao que preconiza os órgãos de fiscalização e controle – são resultados de distorções que datam de quase 20 anos. De muitas formas, os terceirizados irregulares também são vítimas desse processo. E, de qualquer forma, as críticas a quem defende métodos irregulares de contratação e gestão só podem se dar no nível da urbanidade ética, não apenas no âmbito das instituições públicas, mas no ambiente nacional que trabalhadores em geral tentam construir neste novo momento político do País.

O Blog ServidorINCA é contra ataques anônimos, ofensas à honra das pessoas (quaisquer pessoas),  partidarismos extremistas, opiniões infundadas e confusões orquestradas com objetivos inconfessos. Nada disso é ético. Nada disso é o que defendemos. Acreditamos numa ciberdemocracia – e, por isso mesmo, um blog – calcada na ética. Essa posição é que nos fez chegar a mais de 23.500 acessos (e não apenas de servidores do Inca) até o momento em que este texto é postado. Essa postura ética e não anônima é que nos conferiu a confiança dos internautas/servidores. Quem nos usar como referência para qualquer objetivo deve ter isso em mente.

Quem deseja ter credibilidade, precisa entender que não se pode arrogar moralidade agindo de forma anônima e desrespeitosa com os demais profissionais que ajudam a manter a instituição, sejam eles concursados ou terceirizados.

No mais,

Sigamos junt@s, servidores!