16 agosto, 2012

Experiência e Juventude: Juntos por um INCA que queremos


Carta aberta aos servidores do Instituto Nacional de Câncer
Car@s,

O Instituto Nacional de Câncer está passando por mudanças. Grande parte das quais vemos acontecer agora, dia a dia, diante de nossos olhos, é resultado de um trabalho de décadas realizado pelos servidores da instituição, alguns dos quais já se aposentaram ou mesmo passaram a militar em outro plano de existência. Mas o legado que esses colegas deixaram – ou pelo qual ainda trabalham ativamente – tem resultados concretos justamente na maior dessa mudança: maior representatividade política (mas, felizmente, apartidária) do servidor do Instituto e objetividade na apresentação de seus interesses (ao contrário da tendência de muitas categorias de se perder em um mar de exigências ideológicas pseudo-universalizantes). Por exemplo, um dos desejos objetivos do servidor conquistado: o último concurso público.
O grande concurso público realizado 2010 é resultado direto do esforço de colegas que há décadas – décadas – militam na luta em defesa do servidor do INCA, como uma das pessoas que assinam este blog, a especialista em RH Dalva Patrocínio.
Lutador@s  inspiram lutador@s. E, no processo de entrada dos cerca de 1.200 servidores concursados, muitos dos futuros trabalhadores do Instituto tiveram de se erguer para garantir os próprios direitos constitucionais e os dos colegas, gente como o PhD em Comunicação Nemézio Amaral Filho, referência na conduta ética de orientação dos colegas.
O mesmo se pode dizer do gestor público Giovani Miguez, que desde o primeiro que pôs os pés nas dependências do INCA não se furtou a ajudar colegas nas unidades do Instituto.
O que queremos? Garantir que a união entre a experiência dos antigos servidores, na ativa ou não, e a juventude dos que chegam produza o debate político necessário para seus interesses e dos pacientes do Instituto sejam plenamente atingidos. Alguns dos temas na pauta de nosso blog: campanha salarial, modelo de gestão, a análise do que a atual administração do Ministério da Saúde pretende para o INCA e seus trabalhadores, o esclarecimento sobre instrumentos legais contra possíveis abusos de poder, novo concurso público.
Queremos apresentar propostas, caminhos, sugestões e ouvir os colegas para construirmos, juntos, o INCA que queremos.

Dalva Patrocínio, Giovani Miguez e Nemézio Amaral Filho
Equipe do BLOG