16 dezembro, 2012

Fim do mistério do livro desaparecido


José Gomes Temporão, ex-ministro.
Deu na imprensa:

FALAS DE TEMPORÃO, por Élio Gaspari

"Com dinheiro da Viúva, o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer e a Fiocruz publicaram um livro, com cinco depoimentos, intitulado "O Câncer como Problema de Saúde Pública".

Num deles, fala o doutor José Gomes Temporão, ex-diretor do Inca e ex-ministro da Saúde. Ao longo de 18 páginas, glorifica-se e destaca suas atividades na politicalha da medicina pública brasileira. Até aí, tudo bem porque Temporão gosta muito de si.

Nessa especialidade, dedicou-se a atacar outros médicos. Um deles, nas suas palavras "enlouqueceu, virou caso clínico". Outro, Jacob Kligerman, que o antecedeu na direção do Inca, é apresentado como um manobreiro ressentido. Fez a acusação com ênfase: "É bom que fique para a história".

Novamente, tudo bem. Temporão quis atacar Kligerman e achou seu púlpito numa publicação oficial.

Há uma semana, o doutor mandou uma carta a Kligerman: "Venho por meio desta pedir desculpas pelas referências a você em minha entrevista. (...) Acabo de lê-la e me sinto envergonhado. Trechos de uma conversa para mim informal (...) acabaram sendo inadvertidamente incluídas no texto". (Portanto, a culpa vai para os entrevistadores que incluíram sua fala "para a história".)

Temporão disse a Kligerman que solicitou a "imediata suspensão da distribuição do volume", até que uma nova edição expurgue suas palavras.

Apreender o livro seria jogar dinheiro no lixo. "Para a história", basta que a carta de Temporão seja anexada aos volumes já impressos, mesmo como folha solta."

( Grifos nossos )